>Onde eu quero minha cicatriz na mama?

Onde eu quero a minha cicatriz da mama?

Nas auréolas, no sulco da mama, ou nas axilas?

A cirurgia de prótese de mama é uma das mais realizadas no país e no mundo. Há três maneiras de colocar a prótese de mama: através da aréola, do sulco da mama ou axila.

Não existe uma incisão ideal.

cicatrizA cicatriz mais utilizada é a do sulco infra mamário. Esta técnica é simples e tem a vantagem de que as próteses não irão precisar atravessar a glândula mamária. Ela vai ser colocada abaixo da glândula e não passará por ela.

Por outro lado, a incisão nas auréolas é simples, mas é necessário atravessar o tecido mamário para a colocação das próteses. Esta técnica é mais comumente utilizada em pacientes com as auréolas grandes e com uma distância curta entre a aréola e o sulco da mama. A técnica de incisão pelas aréolas também é ideal para pacientes com mamas tuberosas, ou seja, aquelas que possuem a mama em formato de bico, e com auréolas grandes, onde a base da mama é restrita e constrita, o que deixa a mama com aspecto flácido e caído.

A técnica de colocação pela axila é uma técnica mais nova e necessita a utilização de materiais específicos, como aparelho de vídeo. A grande vantagem é que não produz cicatriz na mama. A mama fica com o aspecto estético de colocação de prótese, mas sem nenhuma cicatriz.

As desvantagens da colocação pelas axilas é que o tempo de cirurgia aumenta, envolve um descolamento maior, uma vez que a axila é distante da mama e deve-se confeccionar um túnel para a passagem da prótese, e deve-se ter mais cuidados. Pode ocorrer o surgimento de fibroses nas axilas, mesmo que temporárias. A técnica de colocação pela axila é mais complexa e requer um treinamento específico.

Não é recomendada para pacientes que possuem as mamas flácidas, pois no futuro podem necessitar de uma remoção de pele, o que gerará cicatriz na mama, o que resultará em cicatriz nas axilas E nas mamas.

É necessário conversar com seu médico para analisar qual o melhor procedimento para o seu caso, para que a sua mamoplastia não deixe cicatriz largas e muito visíveis por conta da escolha de um método inadequado para você. A consulta com um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica experiente é imprescindível.

Leia nosso último post  para saber mais sobre mamoplastia .

Maneiras de colocar a prótese e suas respectivas cicatrizes

 

Maneiras de colocar a prótese e suas respectivas cicatrizes

Na maioria  dos casos as cicatrizes ficam com aspecto muito sutil. Portanto para escolher o local da cicatriz é necessária uma boa conversa para que escolhida a melhor técnica para cada caso. Existem casos em que, por problemas relativos ao organismo da paciente, as cicatrizes podem ficar alargadas, grossas e aparentes. estas alterações são tratáveis e devem ser colocadas em questão ao se decidir a inisão. Por isso a consulta com o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que tenha experiência nesta cirurgia é essencial. Entre em contato para tirar suas dúvidas.

2017-11-17T16:57:50+00:00

Dra. Lara de Luca Maciel Schüler é cirurgiã plástica especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro Titular da SBCP, CRM/SC 14346 e RQE 7678.
Graduação em Medicina Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Geral Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre integrada com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Plástica Hospital Federal de Ipanema – Ministério da Saúde – Rio de Janeiro.

Leave A Comment

Fale Consoco
Marcar Consulta