Bichectomia 2017-07-11T01:00:42+00:00

Cirurgia de Bochecha – Redução de Bochechas

A Bichectomia é a cirurgia de bochecha onde para afinar o rosto através da extração das bolas de Bichat.

A bola de Bichat, ou Bolsa Adiposa Bucal, possui este nome em homenagem ao anatomista e fisiologista francês François Bichat, que identificou esta estrutura no corpo humano. É uma massa gordurosa encapsulada presente em todas as pessoas, localizada entre duas camadas musculares das bochechas, abaixo das maçãs do rosto. A função deste compartimento gorduroso é a de facilitar a movimentação de um músculo em relação ao outro, como um coxim. É mais proeminente no recém-nascido, provavelmente para reforçar as bochechas e impedir que elas entrem em colapso durante a amamentação.

Bichectomia riscos cirurgia para redução de bochecha em FlorianópolisAlgumas pessoas, seja por causas genéticas, ou por excesso de peso, apresentam uma quantidade maior dessa bola de gordura depois de adultos, o que promove um formato mais arredondado à face, com bochechas proeminentes. As pessoas que se sentem insatisfeitas com este aspecto do rosto, podem recorrer à cirurgia plastica para diminuir bochecha, inclusive aqueles indivíduos que estão dentro do peso ideal, mas com o rosto excessivamente redondo, pois a Bola de Bichat pode ser o último depósito de gordura a ser consumido em pessoas magras.

A buchectomia é uma cirurgia relativamente simples, mas delicada, pois próximo a Bola de Bichat localizam-se o ducto da glândula parótida, além de importantes nervos e vasos sanguíneos da face. (bichectomia riscos). Portanto, deve ser realizada por profissionais experientes e especialistas em cirurgia plástica. A Bola de Bichat normalmente é removida por uma incisão dentro da boca, não deixando cicatrizes no rosto. É realizada em regime ambulatorial (não necessita internação), dura cerca de 40 minutos. Resultados de bichectomia podem ser vistos após 30 dias, após sair todo o inchaço, e o paciente poder rapidamente retornar às atividades de trabalho (cerca de 4 a 7 dias).

Em alguns pacientes, o aspecto redondo do rosto pode ser decorrente de outras causas, como hipertrofia dos músculos da mastigação, ou do acúmulo de gordura subcutânea, e não do excesso de Bola de Bichat. Nos casos de caumulo de gordura pode-se realizar a lipo a laser, com resultados eficazes. Por isso é imprescindível a avaliação com o especialista, o cirurgião plástico, para ver se a cirurgia é indicada para o seu caso.

VOLTAR PARA PROCEDIMENTOS

Marcar Consulta

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Mensagem

DRA. LARA DE LUCA MACIEL SCHÜLER
Cirurgiã Plástica Florianópolis

Especialista pela SBCP
Membro Titular da SBCP
CRM/SC 14346 RQE 7678

Fale Consoco
Marcar Consulta