>Próteses de silicone: orientações para obter segurança e resultados satisfatórios

Próteses de silicone: orientações para obter segurança e resultados satisfatórios

A implantação de Próteses de silicone é extremamente popular pelos mais diversos motivos. Exatamente por esse fato, é a cirurgia plástica mais realizada no mundo, atualmente. Geralmente, ao optar pelo implante de próteses de silicone, as mulheres buscam aumentar o tamanho e a projeção dos seios. Com o procedimento, também é possível corrigir assimetrias (quando um seio é maior do que o outro) e melhorar os contornos da silhueta feminina. Além disso, as próteses auxiliam a reconstruir as mamas de mulheres que passaram por uma mastectomia (remoção das mamas em decorrência do câncer), resgatando a vaidade e recuperando a autoestima.

protese de mamaSegundo pesquisa do IBOPE Inteligência, 19% das cirurgias plásticas realizadas em mulheres foram focadas na correção ou melhoria da aparência das mamas. Dentre os aspectos que geram mais insegurança em pacientes que estão pensando em realizar o procedimento, estão a preocupação com a segurança durante a realização da cirurgia, as dúvidas quanto ao tamanho adequado para cada corpo e, também, qual o melhor tipo de prótese de silicone para obter os resultados esperados. Pensando em solucionar essas dúvidas, elaboramos um post que esclarece os principais aspectos a respeito do assunto. Confira!

Confira informações relevantes sobre o procedimento

Avaliação do especialista e alinhamento de expectativas:

O primeiro passo na procura pela mamoplastia com implante de silicone é consultar-se com um cirurgião plástico especialista no assunto. Antes de tudo, verifique se o profissional é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Antes de marcar uma avaliação, é importante que o paciente tenha em mente que o cirurgião plástico escolhido é o profissional mais indicado para recomendar as melhores técnicas de cirurgia e até mesmo para sugerir o tamanho das próteses de silicone mais adequado às medidas corporais, levando em consideração aspectos com a altura, peso e largura do tórax. Busque por uma clínica de cirurgia plástica em Florianópolis que seja responsável e que lhe transmita confiança.

Cirurgiões plásticos possuem formação orientada para favorecer e melhorar a estética do paciente e, por isso, é essencial seguir todas as recomendações feitas durante as consultas de avaliação. A relação entre médico e paciente deve ser sincera: quem deseja realizar o implante de próteses de silicone precisa expor o que incomoda e o que deseja modificar para que, então, o cirurgião plástico possa avaliar qual o melhor caminho a ser seguido no procedimento.

Cabe exclusivamente ao médico a tarefa de esclarecer e alinhar as expectativas do paciente com as possibilidades de resultado do procedimento. Os implantes podem ser de diversas formas e tamanhos, para que se adequem da melhor forma possível aos contornos do corpo. Dependendo do tipo de mama e do formato do tórax da paciente, é possível utilizar implantes do tipo redondo, que é o mais comum, ou anatômico, em forma de gota, e que apresenta um resultado mais natural.

Proteja-se para não ter medo do procedimento:

tipos de protese de silicone preços

O implante de próteses de silicone deve ser feito com um profissional qualificado.

Atualmente, os implantes de silicone são muito seguros e apresentam um gel altamente coesivo. É necessário que o cirurgião utilize próteses de mama de qualidade e certificadas pelo Inmetro e Anvisa, para garantir a segurança de todas as pacientes. É essencial que a clínica ou o hospital escolhido para realizar o procedimento conte com uma sala de cirurgia e, também, com uma sala de recuperação anestésica. Ambos os ambientes devem ser equipados para realizar monitoramentos constantes do paciente.

Outro fator importante é que a cirurgia conte com o apoio de uma equipe de enfermagem especializada e com anestesiologistas registrados no Conselho Regional de Medicina ou na Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Ainda, é preciso que haja um médico plantonista no local onde será realizado o procedimento, pois essa medida garante que as providências cabíveis em caso de quaisquer intercorrências possam ser tomadas de maneira rápida e efetiva, favorecendo a segurança e valorizando a vida da paciente.

Qual a diferença entre a prótese redonda e a prótese em forma de gota?

A diferença entre os tipos de próteses de silicone é basicamente o formato. Os implantes redondos aumentam a mama em sua totalidade, e os implantes anatômicos (em forma de gota), adicionam volume principalmente na parte inferior da mama. Por este motivo, os implantes de formato redondo são os mais utilizados, pois dão maior projeção ao pólo superior das mamas, que é a parte que geralmente incomoda as mulheres com seios pequenos ou flácidos. Já os implantes anatômicos (em forma de gota) dão mais volume na porção inferior das mamas, conferindo um perfil de mama bem natural, com pouco preenchimento na parte superior das mamas. Para escolher o melhor tipo de prótese para o cada caso, é importante contar com a orientação do cirurgião plástico.

Qual o local mais indicado para a colocação das próteses de silicone?

As próteses podem ser colocadas por baixo da mama (no sulco infra-mamário), pela aréola, ou pelas axilas. A melhor via de acesso deve ser decidida numa conversa entre o cirurgião e a paciente, onde serão expostas as vantagens e desvantagens de cada local de incisão. escolha do local adequado para colocar as próteses de silicone depende do formato da mama, e do local onde se deseja que as cicatrizes fiquem posicionadas.

Em quanto tempo será necessária outra cirurgia ou a troca das próteses?

Não existe um tempo máximo de duração da uma cirurgia de implantes de mamas. Recomenda-se fazer uma revisão médica, através de um exame clínico ou de imagem, a cada 10 anos, para ver a integridade da prótese e a presença de alguma alteração que indique uma intervenção. Nem todas as próteses necessitarão ser trocadas após 10 anos, somente se houver alguma alteração. Vale lembrar que, se a paciente após a cirurgia apresentar variações excessivas de peso, ou necessitar amamentar, o formato das mamas não se manterá o mesmo, e pode ser necessária uma cirurgia complementar.

Como é a recuperação após a cirurgia?

recuperação após a cirurgiaA recuperação geralmente é muito tranquila. A cirurgia não costuma ser muito dolorosa, e os medicamentos são necessários por 4 a 7 dias. É possível dirigir e retornar ao trabalho entre 7 a 14 dias, desde que o trabalho não exija esforços físicos. É possível realizar atividades físicas após 30 dias, e carregar peso nos braços após um período de 30 a 60 dias. Para uma recuperação mais rápida e agradável, com menos inchaço, sessões de drenagem linfática são indicadas no primeiro mês.

Após realizar a cirurgia, é recomendado que a paciente durma de barriga para cima por, no mínimo, seis semanas. Também é essencial que, depois da realização do implante das próteses de silicone, a paciente utilize um sutiã pós-cirúrgico por no mínimo duas semanas, para dar sustentação aos seios e reduzir as possibilidades de sentir algum tipo de dor ou incômodo. O cirurgião plástico também pode recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios que já contenham propriedades analgésicas. É muito importante que a paciente relate o surgimento de dores ou desconforto, para que o médico possa investigar as possíveis causas e, assim, garantir a segurança e os melhores resultados.

Confira também outros posts sobre os procedimentos realizados pela nossa clínica de cirurgia plástica.

Próteses de silicone: orientações para fazer com segurança e ter resultados satisfatórios

 

Próteses de silicone: orientações para fazer com segurança e ter resultados satisfatórios

Dra. Lara de Luca Maciel Schüler Cirurgiâo Plástico em Florianópolis

Esse post não substitui uma consulta com um cirurgião plástico. Busque orientação especializada antes de realizar qualquer intervenção cirúrgica. Se você acha que está precisando de algum procedimento estético corporal ou gostaria de mais informações sobre cirurgias plásticas, próteses de silicone, estética e beleza, procure um especialista, curta nossa fan page no Facebook  e siga-nos no Instagram para acompanhar nossas atualizações”

2017-11-17T16:01:57+00:00

Dra. Lara de Luca Maciel Schüler é cirurgiã plástica especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro Titular da SBCP, CRM/SC 14346 e RQE 7678.
Graduação em Medicina Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Geral Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre integrada com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Plástica Hospital Federal de Ipanema – Ministério da Saúde – Rio de Janeiro.

Leave A Comment

Fale Consoco
Marcar Consulta