Blumenau 2017-07-30T18:09:29+00:00

Blumenau no estado de Santa Catarina na região sul do Brasil

Geografia

Cidade de Blumenau em Santa Catarina

Foto para Diego Cadorin

Nomeado pelo imigrante alemão Bruno Otto Hermann Blumenau, a terceira maior cidade de Santa Catarina se situa ao longo da margem do Rio Itajaí-Açu. Lar de mais ou menos 300,000 moradores locais, grande parte sendo descendentes de alemães. A cidade é cheia de lembretes tradicionais, culturais e históricos da sua herança alemã: casas e construções, parques, estátuas e monumentos.

Localizado no interior das margens do sul do Brasil, Blumenau está rodeado de colinas e florestas densas do Vale de Itajaí. A cidade tem um clima subtropical e úmido, com temperaturas médias de inverno de 16oC e verões 30oC. No dia 23 de julho de 2013 a cidade recebeu uma mistura de neve e chuva, e os bairros mais altos realmente tiveram uma acumulação de neve!

Economia

O principal motor econômico em Blumenau é a indústria têxtil. Empresas como Cia.Hering, Teka, Dudalina, e Karsten tem uma grande parte das suas linhas de produção fabricada aqui. Pequenos mercados de manufatura incluem equipamentos metálicos, mecânicos e elétricos.

Outro grande contribuinte econômico é o mercado da Tecnologia da informação… Blumenau muitas vezes foi referido como “Vale do software.”

Turismo

Centro de vários festivais, mais de um milhão de turistas chegam para visitar a cidade. Festitália, Stammtisch, e FESTFOLK (Festival Nacional de Danças Folclóricas) sao algumas das festas anuais da cidade. Mas um dos maiores eventos até hoje é a famosa Oktoberfest.

A cidade fica próxima ao aeroporto navegantes (Navegantes Airport). Pode-se chegar de carro, ou ônibus ao centro da cidade.

Oktoberfest

Criada em 1984 para aumentar acredibilidade local e recuperar a economia, a Oktoberfest é considerada um dos maiores festivais alemães das Américas. As festividades tradicionais incluem: escolher a Rainha da Oktoberfest, O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro (onde concorrentes precisam beber um metro de cerveja sem tirar a “tulipa” da boca ou derramar). Tem bandinha e dança folclórica alemã, e a maioria dos participantes usa trajes típícos.

Fale Consoco
Marcar Consulta